jump to navigation

OITO MILHÕES DE VOLUMES SE PERDEM POR ANO julho 3, 2009

Posted by JN, Rio de Janeiro in Uncategorized.
trackback

A matéria da jornalista Thais Sant’Ana na revista Superinteressante de julho/09, com o título “Como as malas se perdem nos aeroportos?”, registra que oito milhões de volumes somem por causa de procedimentos-padrão ou erros de percurso.

Pelas estatísticas, esse número representa apenas 1% das malas despachadas, ou seja, 99% chegam ao seu destino todo ano. Menos mal.

A maioria dos sumiços é uma questão de etiqueta. A matéria explica que o adesivo identificador colocado no momento do check-in é a única informação sobre o destino da mala. Se essa etiqueta cair ou estiver errada a mala vai para outro destino.

A falha também pode ser do passageiro, pois se ele despachar a bagagem tarde demais, pode ficar pelo caminho por restrições de peso. A explicação é que existem diversos guichês no aeroporto que vão recebendo várias malas acima do peso permitido. Conforme o check-in avança, os quilos a mais vão se acumulando e só mais tarde descobre-se que algumas bagagens não podem entrar porque o limite de carga do avião foi ultrapassado. As malas descarregadas são normalmente reunidas em grandes depósitos bancados por muitas empresas. Essa é incrível… o passageiro descobre que a bagagem não chegou quando está no destino, mas nem imagina que ela nem foi. É um absurdo.

As companhias aéreas têm um custo aproximado de U$ 100 para devolução de cada mala, ou seja, oito milhões de dólares por ano. Para diminuir essas perdas, as empresas estão estudando a possibilidade de implantar um banco de dados global e trocar as etiquetas atuais por chips com radiofreqüência.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: