jump to navigation

RUIM DE LÍNGUA junho 19, 2008

Posted by JN, Rio de Janeiro in Uncategorized.
trackback

 

Saiu na internet e nos jornais o detalhamento do relatório da FAB sobre o despreparo dos controladores de vôo em relação à língua inglesa, o que pode acarretar um incidente.

A falta de conhecimento de inglês pelos controladores do tráfego aéreo brasileiro foi reconhecida pela Aeronáutica. O documento oficial explica que isto representa um perigo real de acidentes.

O diagnóstico apresentado à Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci), mostra que é possível que o controlador precise, em algum momento, falar inglês com um mínimo de fluência, mas não consiga. Isto pode acarretar um incidente classificado como “de severidade maior”.

Este nível de risco está acima do limite estabelecido pelos padrões internacionais. A FAB elaborou um plano com “medidas de mitigação”. Um delas é a redistribuição de profissionais fluentes, com o objetivo de que pelo menos uma pessoa fale inglês nas salas de controle.

O documento da FAB relaciona que, entre 2003 e 2007, ocorreram dez incidentes – quase acidentes, aéreos pelo mau uso do idioma inglês. Três foram críticos e quase implicaram acidente aéreo. Eles ocorreram antes e durante o “caos aéreo”, no período em que ocorreram os dois acidentes aéreos mais graves da história do país.

O tráfego aéreo internacional representa apenas cerca de 7% do total no país e por esta razão a FAB considera difícil a possibilidade de incidentes ocorrerem por conta de deficiência lingüística dos controladores de vôo. Mesmo assim, o Brasil foi incluído na categoria de “risco médio”.  Ou seja, precisam ser tomadas medidas urgentes para reduzir o risco.

Não foram incluídos no relatório outros fatores importantes para a nossa segurança, como equipamentos, infra-estrutura dos aeroportos e excesso de carga de trabalho dos controladores de vôo.

Será que estamos seguros?

Se não, e caso ocorra um acidente, vocês acham que alguém será responsabilizado?

 

Foto de vicki’s pics via Flickr cc

 

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: